João Jardim

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João Jardim

João Jardim concluded in 2012 the MSc in Aeronautical Engineering for Airport Operations and Perfomance. Since 2014, he works in Systems Engineering in R&D Innovation for Airspace and Airports research line at Thales Portugal.

Comunicações em Conferências

Artigos em Revista

Airports Efficiency Evaluation Based on MCDA and DEA Multidimensional Tools

Orientador

Jorge Silva
Jorge Silva
Programa: Aeroportos e Transporte Aéreo
Ano: 2012
Palavras Chave: Aeroportos, Eficiência, MCDA, DEA.

Resumo

O benchmarking de aeroportos depende de indicadores de desempenho e de eficiência operacionais que são ferramentas importantes para o negócio, a gestão operacional, as agências reguladoras, as empresas aéreas e os passageiros. Há vários conjuntos de indicadores simples e complexos para avaliar a eficiência dos aeroportos, bem como várias técnicas para efetuar o benchmark de tais infraestruturas.

O objetivo geral deste trabalho é o desenvolvimento de modelos preditivos de desempenho e eficiência aeroportuária, utilizando metodologias robustas mas flexíveis, e incorporando simultaneamente indicadores tradicionais (número de movimentos e de passageiros, toneladas de carga transportada, número de pistas e posições de estacionamento de aeronaves, área de terminais tanto de passageiros como de carga), bem como novas restrições como, por exemplo, situações emergentes e/ou fenómenos naturais súbitos (acidentes e incidentes de placa, e cinzas vulcânicas e restrições meteorológicas, respetivamente).

Em primeiro lugar este trabalho mostra a evolução da eficiência tanto de um conjunto de aeroportos como do mesmo aeroporto ao longo de vários anos e sob vários constrangimentos, com base em duas ferramentas multidimensionais, a Análise Multicritério de Apoio à Decisão (MCDA, particularmente através do MACBETH – Measuring Attractiveness by a Categorical Based Evaluation Technique) e o DEA – Data Envelopment Analysis. Em segundo lugar este trabalho compara os resultados obtidos usando ambas, MACBETH (MCDA) e DEA, colocando em evidência os prós e os contras de cada uma das ferramentas multidimensionais e procurando estabelecer as melhores condições para incorporar uma ou outra nos processos de decisão da gestão aeroportuária.

Ficheiro

Thales Portugal – R&D Airspace and Airports

João Jardim
João Jardim

square-linkedin-512

Investigador do NIT: 2011 – 2012
Programa: Aeroportos e Transporte Aéreo
Email: joao.jardim@thalesgroup.com
Número de Telefone: +351 937 673 792

Áreas de Interesse:

[:PT]

João Jardim

João Jardim concluded in 2012 the MSc in Aeronautical Engineering for Airport Operations and Perfomance. Since 2014, he works in Systems Engineering in R&D Innovation for Airspace and Airports research line at Thales Portugal.

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Airports Efficiency Evaluation Based on MCDA and DEA Multidimensional Tools

Orientador

Jorge Silva
Jorge Silva
Programa: Aeroportos e Transporte Aéreo
Ano: 2012
Palavras Chave: Aeroportos, Eficiência, MCDA, DEA.

Resumo

O benchmarking de aeroportos depende de indicadores de desempenho e de eficiência operacionais que são ferramentas importantes para o negócio, a gestão operacional, as agências reguladoras, as empresas aéreas e os passageiros. Há vários conjuntos de indicadores simples e complexos para avaliar a eficiência dos aeroportos, bem como várias técnicas para efetuar o benchmark de tais infraestruturas.

O objetivo geral deste trabalho é o desenvolvimento de modelos preditivos de desempenho e eficiência aeroportuária, utilizando metodologias robustas mas flexíveis, e incorporando simultaneamente indicadores tradicionais (número de movimentos e de passageiros, toneladas de carga transportada, número de pistas e posições de estacionamento de aeronaves, área de terminais tanto de passageiros como de carga), bem como novas restrições como, por exemplo, situações emergentes e/ou fenómenos naturais súbitos (acidentes e incidentes de placa, e cinzas vulcânicas e restrições meteorológicas, respetivamente).

Em primeiro lugar este trabalho mostra a evolução da eficiência tanto de um conjunto de aeroportos como do mesmo aeroporto ao longo de vários anos e sob vários constrangimentos, com base em duas ferramentas multidimensionais, a Análise Multicritério de Apoio à Decisão (MCDA, particularmente através do MACBETH – Measuring Attractiveness by a Categorical Based Evaluation Technique) e o DEA – Data Envelopment Analysis. Em segundo lugar este trabalho compara os resultados obtidos usando ambas, MACBETH (MCDA) e DEA, colocando em evidência os prós e os contras de cada uma das ferramentas multidimensionais e procurando estabelecer as melhores condições para incorporar uma ou outra nos processos de decisão da gestão aeroportuária.

Ficheiro

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João Jardim
João Jardim

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Investigador do NIT: 2011 – 2012
Programa: Aeroportos e Transporte Aéreo
Email: joao.jardim@thalesgroup.com
Número de Telefone: +351 937 673 792

Áreas de Interesse:

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João Jardim concluded in 2012 the MSc in Aeronautical Engineering for Airport Operations and Perfomance. Since 2014, he works in Systems Engineering in R&D Innovation for Airspace and Airports research line at Thales Portugal.

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Orientador

Jorge Silva
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Programa: Aeroportos e Transporte Aéreo
Ano: 2012
Palavras Chave: Aeroportos, Eficiência, MCDA, DEA.

Resumo

O benchmarking de aeroportos depende de indicadores de desempenho e de eficiência operacionais que são ferramentas importantes para o negócio, a gestão operacional, as agências reguladoras, as empresas aéreas e os passageiros. Há vários conjuntos de indicadores simples e complexos para avaliar a eficiência dos aeroportos, bem como várias técnicas para efetuar o benchmark de tais infraestruturas.

O objetivo geral deste trabalho é o desenvolvimento de modelos preditivos de desempenho e eficiência aeroportuária, utilizando metodologias robustas mas flexíveis, e incorporando simultaneamente indicadores tradicionais (número de movimentos e de passageiros, toneladas de carga transportada, número de pistas e posições de estacionamento de aeronaves, área de terminais tanto de passageiros como de carga), bem como novas restrições como, por exemplo, situações emergentes e/ou fenómenos naturais súbitos (acidentes e incidentes de placa, e cinzas vulcânicas e restrições meteorológicas, respetivamente).

Em primeiro lugar este trabalho mostra a evolução da eficiência tanto de um conjunto de aeroportos como do mesmo aeroporto ao longo de vários anos e sob vários constrangimentos, com base em duas ferramentas multidimensionais, a Análise Multicritério de Apoio à Decisão (MCDA, particularmente através do MACBETH – Measuring Attractiveness by a Categorical Based Evaluation Technique) e o DEA – Data Envelopment Analysis. Em segundo lugar este trabalho compara os resultados obtidos usando ambas, MACBETH (MCDA) e DEA, colocando em evidência os prós e os contras de cada uma das ferramentas multidimensionais e procurando estabelecer as melhores condições para incorporar uma ou outra nos processos de decisão da gestão aeroportuária.

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Investigador do NIT: 2011 – 2012
Programa: Aeroportos e Transporte Aéreo
Email: joao.jardim@thalesgroup.com
Número de Telefone: +351 937 673 792

Áreas de Interesse:

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