André Marques

André Marques

André Marques é um Engenheiro Aeronáutico especializado em projectos de NAVAIDS e Meteorologia Aeronáutica

Unpressurized Light Aviation Aircrafts: Flight and Physiological Data Acquisition System

Orientador
Jorge Silva

Jorge Silva

Programa: Segurança de Voo
Ano: 2012
Palavras-chave: Aviação Ligeira, Segurança de Voo, Cabinas despressurizadas, Aquisição de Dados Voo, Sistema de Monitorização.

Resumo

A maioria das aeronaves que pertencem à aviação ligeira não possuem cabina pressurizada o que pode ser perigoso para a segurança de pilotos e passageiros. Com o aumento da altitude a pressão parcial do oxigénio diminui e esta ocorrência pode levar a sintomas iniciais de hipóxia que podem afetar a capacidade do piloto de realizar tarefas simples. Em adição à diminuição da pressão a temperatura também diminui com o aumento da altitude e todos estes fatores podem combinar-se de várias formas e afetar significativamente a capacidade do piloto de efetuar o voo em segurança.

Tem vindo a ser desenvolvido algum trabalho nesta área e os resultados indicam que pequenas variações de altitude podem diminuir o nível de oxigenação do piloto de forma significativa. Desta forma como o comportamento do piloto e as suas capacidades de pilotar a aeronave podem ser afetadas a segurança do voo também pode ser comprometida.

O objetivo geral deste trabalho consiste na aquisição e análise de dados de voo da aeronave assim como de dados fisiológicos do piloto; para realizar os objetivos propostos os dados adquiridos da aeronave contêm vários parâmetros como coordenadas geográficas, atitude, altitude, velocidade, cargas g, direção, pressão absoluta e temperatura do interior da cabina; assim como os dados fisiológicos do piloto contêm oximetria cerebral, eletroencefalograma (EEG) e eletrocardiograma (ECG).

Durante os voos a segurança e conforto do piloto são fatores importantes pelo que foi desenvolvido um sistema portátil que pode ser instalado e operado de uma forma segura e ergonómica dentro de uma cabina de uma aeronave da aviação ligeira. Este equipamento também foi pensado para poder ser usado numa câmara hipobárica ou num simulador de voo para efetuar testes precedentes a voos reais para testar a reação do piloto a diferentes cenários de voo.

O objetivo específico deste trabalho é a descrição da aquisição, processamento e monitorização de dados recolhidos diretamente e em tempo real da aeronave e do piloto, para que sejam analisados e seja determinado as alterações na fisiologia do piloto e as consequentes alterações das suas capacidades de pilotar a aeronave.

Tomando em considerações quer os resultados deste trabalho quer os padrões da segurança do voo este trabalho também sustem informação relevante para uma revisão da atual legislação Europeia para licenças de pilotos.

Ficheiro

Junior Engineer – EDISOFT – DEFENCE & AEROSPACE TECHNOLOGIES

André Marques

André Marques

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Investigador do NIT: 2011 – 2012
Programa: Segurança de Voo
Email: andremarques02@gmail.com
Número de Telefone: +351 917 981 339

Áreas de Interesse: