Sara Zorro

Sara Zorro

Sara Zorro (Female, MSc, PhD Student), has a graduation in Aeronautical Engineering from the University of Beira Interior (UBI), (Covilhã, Portugal) since 2012, and currently she is a PhD Student in Transport Systems at Instituto Superior Técnico (IST) and medical student at UBI. Actually, since 2014, she is a research collaborator at the Institute for Research and Innovation in Civil Engineering for Sustainability (CERIS). The areas of scientific activity of Sara Zorro are Air Transport in general and Flight Safety and Accessibility in particular. She has published 2 articles in international journals with scientific referee, and more than 10 communications in proceedings of national and international conferences.

Comunicações em Conferências

Ano Conferência Titulo Autores
2016 14th WCTR Air Transport Constraints: Passengers with Reduced Mobility Sara Zorro, Rosario Macário & Jorge Silva
2016 20th ATRS World Conference Air Transportation: Perception and Impact of Passengers with Reduced Mobility Sara Zorro, Rosario Macário & Jorge Silva
2015 AIRDEV II Accessibility Constrains in Air Transportation Sara ZorroRosario Macário & Jorge Silva
2015 ICEUBI2015 Psychophysiological Factors Analysis in Unpressurized Aircraft Cabins Luis Patrão, Sara Zorro & Jorge Silva
2015 ICEUBI2015 Airport Infrastructures and Persons with Reduced Mobility Sofia Gaspar, Sara Zorro & Jorge Silva
2015 ICEUBI2015 Airport Emergency Protocols for Passengers with Reduced Mobility: Constrains and Possible Solutions Claudia G. Pires, Sara Zorro & Jorge Silva
2015 14th TRANSED conference Constraints in the Airport Emergency Protocols for Passengers with Reduced Mobility Claudia G. Pires,  Sara Zorro & Jorge Silva
2015 14th TRANSED conference Acessibility Constraints in the Airport Terminal Facilities Sofia GasparSara Zorro & Jorge Silva
2015 14th TRANSED conference Acessibility Constraints in the Airport-Aircraft Transfer Sara ZorroRosario Macário & Jorge Silva
2015 3 EJIL Psychophysiological Factors Analysis in Unpressurized Aircraft Cabins Sara Zorro & Jorge Silva
2014 18th ATRS World Conference Psychophysiological Factors Analysis in Unpressurized Aircraft Cabins Ana CoelhoSara Zorro, Luis Patrão & Jorge Silva
2014 11th Annual Transports Study Group Conference Psychophysiological Factors Analysis in Unpressurized Aircraft Cabins Ana CoelhoSara Zorro, Luis Patrão & Jorge Silva
2013 19th APDR Congress Light Aviation and Flight Safety: Monitoring System for Unpressurized Aircraft Cabins Luis PatrãoSara Zorro, André MarquesAna CoelhoJorge Silva
2013 17th ATRS World Conference Pilots Performance and Flight Safety: Flight Physiological in Unpressurized Aircraft Cabins Luis PatrãoSara Zorro, André Marques, Ana CoelhoJorge Silva
2013 16th Meeting of the EWGT Light Aviation and Flight Safety: Physiological Parameters Monitorization Luis PatrãoSara Zorro, André MarquesAna CoelhoJorge Silva
2013 10th Annual Transports Study Group Conference Pilots Performance and Flight Safety: Flight Physiological in Unpressurized Aircraft Cabins Sara Zorro & Jorge Silva
2012 52nd ERSA Congress Light Aviation and Flight Safety: Monitoring System for Unpressurised  Cabins. Physiological Parameters Monitorization Sara Zorro, André Marques, Luis PatrãoJorge Silva & M. Castelo-Branco
2012 52nd ERSA Congress Light Aviation and Flight Safety: Monitoring System for Unpressurized  Cabins. Flight and Physiological Data Acquisition André Marques, Sara ZorroJorge Silva, Luis PatrãoM. Castelo-Branco

Artigos em Revista

Nome: EFATraS – Environmentally-Friendly Aeronautical Transport Systems
Duração: 2013 to 2015
Participação: Bolseira
Observações: 4830 – CENTRO-07-ST24_FEDER-0020209
Nome: AIRDEV – Business Models for Airport Development Management
Duração: 2009 to 2012
Participação: Bolseira
Observações: Projecto (MIT-pt/TS-AAS/0046/2008) de I&D da FCT no Programa MIT-Portugal
Nome: CODIS – Controlo e Dinâmica de Sistemas Espaciais
Duração: 2010 to 2010
Participação: Bolseira
Observações: Projecto PTDC/CTE-SPA/64123/2006 do CAST – Centre for Aerospace Science and Technologies
Nome: DyCoSS 2 – Controlo e Dinâmica de Sistemas Espaciais
Duração: 2008 to 2009
Participação: Bolseira
Observações: Projecto do CAST – Centre for Aerospace Science and Technologies

Pilots Performance and Flight Safety: Flight Physiology in Unpressurized Aircraft Cabins

Orientador
Jorge Silva

Jorge Silva

Programa: Segurança de Voo
Ano: 2012
Palavras-chave: Aviação ligeira; Cabines não pressurizadas e não climatizadas; Parâmetros fisiológicos e psicológicos; Limites de segurança; Condições de voo; Sistema de monitorização.

Resumo

Os pilotos de aviação ligeira estão expostos a diferentes situações ambientais devido às cabines não pressurizadas e não climatizadas. Algumas dessas variações podem levar o corpo humano aos seus limites, que associados a fatores psicológicos podem culminar em incidentes ou até mesmo fatalidades. Na verdade, uma revisão da literatura sobre o tema sugere que uma parte significativa dos incidentes e acidentes neste tipo de aviação, estão relacionados com o fator humano. Esta análise pode revelar um fenómeno oculto, mas significativo e preocupante em termos de segurança de voo: as mudanças de desempenho dos pilotos aquando da alteração de parâmetros psicológicos e fisiológicos, referentes a diferentes níveis de stress e variações de pressão durante as diferentes fases do voo, respetivamente. Esta pode ser uma situação preocupante devido à disparidade da reação do corpo humano entre pilotos diferentes, para as mesmas condições de voo. A natureza, quer em termos de fatores ambientais, como a pressão e a temperatura, quer a nível de comportamento fisiológico e psicológico humano, durante as diferentes fases de voo, é imprevisível. Portanto, torna-se muito difícil estabelecer limites de segurança.

O objetivo geral deste trabalho consiste em analisar a influência das condições ambientais de voo e dos parâmetros psicofisiológicos do piloto sobre o desempenho de tarefas, durante situações de voo diferentes, considerando alguns dos seus hábitos quotidianos. Para este fim, foi feita uma análise estatística a um inquérito sobre questões específicas referentes à necessidade de sistemas de monitorização da atenção do piloto, e, em paralelo, foi construído um sistema portátil e ergonómico de monitorização. Este permite registar a oximetria cerebral, para estudar o fenómeno da hipoxia e a sua importância, ECG e EEG, a fim de se estabelecer uma correlação entre a influência da carga de trabalho mental e outros parâmetros fisiológicos, durante as diferentes fases de voo.

O objetivo específico deste estudo é definir os limites fisiológicos de cada piloto, por meio de testes de simulação de voo, contemplando cenários diferentes, a fim de criar um sistema de alerta a bordo para evitar possíveis incidentes ou acidentes.

Com esta investigação pretende-se também sugerir que uma eventual restrição na legislação referente ao licenciamento de pilotos de aviação ligeira, dentro das definições dos limites fisiológicos, seria uma contribuição positiva para um ambiente de voo mais seguro.

Ficheiro

Líder da equipa de Segurança de Voo

Sara Zorro

Sara Zorro

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Investigadora do NIT desde: 2011
Programa: Segurança de Voo
Email: sara.zorro@tecnico.ulisboa.pt
Número de Telefone: +351 275 329 710

Áreas de Interesse: